ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIAS DE VIDA

UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA ROSELANE ZORDAN COSTELLA

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Borba Bispo dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p340-351

Palavras-chave:

Geografia, Escola, Educação, Ensino de Geografia, Formação de Professores

Resumo

A professora Roselane Zordan Costella foi professora de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 2011 e 2012 e vivenciou importantes momentos em seu espaço e curto tempo de trabalho. Esta entrevista apresenta uma retomada de sua trajetória, dando destaque para suas experiências de vida, acadêmicas e profissionais, bem como assinalando práticas de ensino de Geografia as quais a professora Roselane reconhece como de destaque. São apresentadas sínteses analíticas da vida e obra desta professora que colaborou na construção de um ensino de Geografia diferenciado. Para finalizar a professora Roselane apresenta, a partir de suas experiências, algumas pistas para os jovens professores de Geografia em formação inicial ou em princípio de carreira.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realiza estudos de Pós-Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É professor do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É editor da Revista Cadernos do Aplicação e membro do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Foi professor de Geografia nas redes pública estadual e privada em Porto Alegre. Foi escritor do Sistema FTD de Ensino, da Editora FTD. Publicou Culturas Juvenis e Ensino de Geografia e outros títulos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre as questões sociais na escola (PUCRS); Grupo de Pesquisa Formação Continuada de Professores (UFRGS); Grupo de Pesquisa Pensamento e Ruptura em Educação no Contemporâneo (IFFar); Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas (UFRGS). Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: Culturas Juvenis Contemporâneas; Juventudes; Ensino de Geografia; Geografia Urbana; Territorialidades; Didática de Geografia; Iniciação Científica; Escola Básica.

Gabriela Borba Bispo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa: "MEMÓRIA GEOGRÁFICA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS: RESGATE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO CAP/UFRGS", sob orientação do Prof. Dr. Victor Nedel, do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Anteriormente foi bolsista de Iniciação Científica Voluntária no projeto de pesquisa:"(DE) MARCANDO A CIDADE: VIVÊNCIAS URBANAS DE JOVENS-ESTUDANTES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS.

 

Referências

COSTELLA, Roselane Zordan; HOFSTAETTER, Andrea (org.); UBERTI, Luciane (org.). Iniciação à docência: espaços, conexões e processos no PIBID/UFRGS. 1. ed. Oikos, 2017.

COSTELLA, Roselane Zordan; HOFSTAETTER, Andrea (org.); UBERTI, Luciane (org.). PIBID em movimento: trânsitos e mixagens na formação inicial e continuada da docência. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2017. v. 1.

COSTELLA, Roselane Zordan.; HOFSTAETTER, Andrea (org.); STURM, Ingrid Nancy (org.); UBERTI, Luciane (org.). Percursos da prática de sala de aula PIBID/UFRGS. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2016. 164p.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.); TONINI, Ivaine Maria (org.); KAERCHER, Nestor André (org.); COSTELLA, Roselane Zordan (org.). Movimentos para ensinar geografia? oscilações. 1. ed. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016. v. 1. 312p.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.); TONINI, Ivaine Maria (org.); KAERCHER, Nestor André (org.); COSTELLA, Roselane Zordan (org.). Movimentos no ensinar Geografia: rompendo rotações. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2015. 280p.

COSTELLA, Roselane Zordan; HOFTSTAETTER, Andrea (org.); STURM, Ingrid Nancy (org.); UBERTI, Luciane (org.). Iniciação à docências - PIBID UFRGS - reflexões interdisciplinares. 1. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2015. v. 1. 230p.

COSTELLA, Roselane Zordan; SCHÄFFER, Neiva Otero. A Geografia em Projetos Curriculares: Ler o Lugar e Compreender o Mundo. 1. ed. Erechim: Edelbra, 2012. v. 1.

COSTELLA, Roselane Zordan. Parâmetros Curriculares de Geografia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, 2009. v. 1.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e Cartografar com os diferentes mundos geográficos - A Alfabetização Espacial. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. v. 1. 126p.

COSTELLA, Roselane Zordan; CHIAPETI, Ademir Batista. Vivenciando a Alfabetização Cartográfica. Porto Alegre: Calábria, 1998. v. 01.

Publicado

2020-12-22

Como Citar

NEDEL OLIVEIRA, Victor Hugo; SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos. ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIAS DE VIDA : UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA ROSELANE ZORDAN COSTELLA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 340–351, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p340-351. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/11015. Acesso em: 6 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.