Sobre a Revista

Publicação quadrimestral do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. A revista tem por objetivo pensar o espaço geográfico. Publica artigo de temáticas diversas nas áreas de Ciencias Humanas, Sociais Aplicadas e Ciências da Terra que tenha o espaço geográfico como a problematica principal. Qualis 2017-2021: A3

Quadrimestral publication of Geography Course of the Federal University of Tocantins. The journal aims to reflect the geographic space. Publishes articles about differents thematic areas of Human Sciences, Social and Applied Earth Sciences which discuses sur the geographic space as main issue. Qualis 2017-2021: A3

Anúncios

Convite para dossiê temático: Povos indígenas, Comunidades Quilombolas e Migrações

2022-08-31

Povos indígenas, Comunidades Quilombolas e Migrações

 

Este dossiê tem por objetivo aprofundar a compreensão das múltiplas realidades territoriais dos povos indígenas, comunidade quilombolas e das migrações no Brasil contemporâneo. É possível verificar a multiplicidade de estudos que as Ciências Humanas vêm realizando acerca dos diversos povos indígenas, comunidades quilombolas e as migrações que compõe e dinamizam o vasto espaço brasileiro.

Saiba mais sobre Convite para dossiê temático: Povos indígenas, Comunidades Quilombolas e Migrações

Edição Atual

v. 11 n. 25 (2022): Revista Tocantinense de Geografia
Dossiê temático: Povos indígenas, Comunidades Quilombolas e Migrações  

 Por meio de trabalhos procedentes de diversas áreas de conhecimento, formuladas a partir de distintos contextos espaço-temporais, do debate interdisciplinar e decolonial, buscamos uma aproximação e um diálogo aberto, rico em alteridade, em torno de análises oriundas da Geografia, História, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Relações Internacionais, Direito e áreas afins, que proporcionem o entendimento da relação entre povos indígenas, comunidade quilombolas e migrações no Brasil.

  São bem vindas contribuições de artigos sobre os processos de luta por terra/território; territorialidades e resistências; violências e conflitos territoriais; autodemarcações, retomadas e autonomias; decolonialidade, mobilidade e gênero; migrações, diásporas, fronteiras e desterritorializações, dentre outros temas.

Para contribuir com este dossiê temático, as autoras/os autores interessados deverão enviar o texto completo de seu artigo ao coordenador do dossiê até 05 de dezembro de 2022, seguindo as normas de publicação da revista, que podem ser encontradas em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/about/submissions  

O dossiê deve ser formado por um conjunto de 10 (dez) a 12 (doze) artigos, cuja publicação está programada para o segundo semestre de 2022.

Os textos recebidos serão avaliados de acordo com os seguintes procedimentos:

1- Leituras dos textos às cegas (sem identificação) e por pares, podendo fazer sugestões e propor aperfeiçoamentos.

2- Após as avaliações, os autores deverão necessariamente incorporar os ajustes e as sugestões.

 

Coordenador: Marcos Mondardo

Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Publicado: 2022-09-26
Ver Todas as Edições

Revista Tocantinense de Geografia é um periódico de Acesso Aberto, todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem usá-los para qualquer finalidade legal, não é preciso solictar permissão do editor ou do autor, mas deve respeitar as regras conforme licença de uso do Creative Commons Attribution 4.0 International License utilizada pelo periódico.