VOZES DO CAMPESINATO FEMININO: (DES) DOBRANDO CULTURAS E MEMÓRIAS DAS LUTAS TAMBÉM PELA TERRA NO SUDESTE DO PARÁ

Autores

  • Idelma Santiago da Silva
  • Hiran de Moura Possas UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp310-329

Palavras-chave:

Mulheres Camponesas, memórias, oralidade, luta pela terra.

Resumo

O artigo pretende decantar de vozes icônicas de mulheres camponesas, do sudeste do Pará, suas experiências e agenciamentos desdobrando culturas parciais do campesinato. Tratam-se de mulheres, pela voz, trazendo à tona memórias da luta pela terra de um lugar de poder ainda desigual, mas não mais inexistente no interior das versões hegemonizadas pelos homens. São narrativas que apresentam diferenças, por isso alargam o campo da resistência camponesa na produção de sentidos as suas lutas. Encontramos mulheres, em corpo-voz, numa perspectiva relacional (a sua condição de classe e de gênero), intersticial (desdobrando a cultura e a memória camponesa no sudeste do Pará), como também em tons agonísticos (agenciando um campo de luta no limiar da inexistência/existência).

Biografia do Autor

Hiran de Moura Possas, UNIFESSPA

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Pesquisador no grupo de pesquisa "Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem. - PUC/SP" e líder do GEIA/CNPQ/UNIFESSPA (Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias). Docente da Universidade do Sul e Sudeste do Pará.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

Santiago da Silva, I., & Possas, H. de M. (2017). VOZES DO CAMPESINATO FEMININO: (DES) DOBRANDO CULTURAS E MEMÓRIAS DAS LUTAS TAMBÉM PELA TERRA NO SUDESTE DO PARÁ. Revista Escritas, 8(2), 310–329. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp310-329