A INVISIBILIDADE DE CRENÇAS NÃO CRISTÃS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM OURO PRETO E MARIANA

Autores

  • Gláucio Antônio Santos

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n1pp23-41

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Laicidade, Diversidade Religiosa.

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar reflexões a respeito da invisibilidade das religiões e doutrinas não cristãs na formação de professores de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Por meio de parceria institucionalizada, mas não formalizada, a Secretaria de Estado da Educação e a Arquidiocese de Mariana se uniram para realizar os Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, titulação quase homônima ao Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso oferecida no passado pelo próprio Governo Estadual com apoio das denominações religiosas, amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Nas cidades de Ouro Preto e Mariana, o Estado se valeu da Superintendência Regional de Ensino - SRE/Ouro Preto para qualificar os docentes, formação realizada nas dependências da Igreja Católica Apostólica Romana. 

Biografia do Autor

Gláucio Antônio Santos

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (2005), com especialização em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014).Cursa Gestão de Conteúdo em Comunicação - Jornalismo (lato sensu) pela Universidade Metodista de São Paulo (2015/2016).

Coordena o Núcleo de Jornalismo da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM - concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV de Ouro Preto. Possui experiência em Rádio, TV, Impresso, Assessoria de Imprensa, Produção Cultural, tutoria na Educação a Distância em curso de pós-graduação, além de ter lecionado em escola da rede estadual de ensino.

Com atuações nos setores público, privado e terceiro setor, suas áreas de interesse são Jornalismo, Comunicação e Religião, Convergência de Novas Mídias, Educação

Downloads

Publicado

2016-08-22

Como Citar

Santos, G. A. (2016). A INVISIBILIDADE DE CRENÇAS NÃO CRISTÃS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM OURO PRETO E MARIANA. Revista Escritas, 8(1), 23–41. https://doi.org/10.20873/vol8n1pp23-41