RELIGIÃO EM DECLÍNIO NO BRASIL? UM BALANÇO SOCIOANTRO-POLÓGICO SOBRE A MOBILIDADE RELIGIOSA BRASILEIRA NO INÍ-CIO DO SÉCULO XXI COMO CONTRAPONTO AO PARADIGMA CLÁSSICO DA SECULARIZAÇÃO.

Autores

  • Douglas Alessandro Souza Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • José Lucas da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n1pp5-22

Palavras-chave:

secularização, religião e modernidade, mobilidade religiosa, transito religioso,

Resumo

A série histórica dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1940 até os anos 2000 apresenta-nos uma mobilidade religiosa acentuada e heterogênea. Apoiando-nos em autores como Almeida, Montero e Pierucci, buscaremos apontar para as principais dinâmicas de tal fenômeno. Objetivando o lugar da religião no mundo contemporâneo relacionaremos os dados censitários atuais com nossas críticas às teses clássicas da secularização através da interlocução com Luckmann, Hervieu-Léger e Brandão. Vemos na "tese suave" da secularização maior aplicabilidade, em especial em contextos extraeuropeus. Usaremos da metáfora de butinagem religiosa proposta por Edio Soares no caso de religiosidades não institucionalizadas ao analisarmos um recorte de campo. 

Downloads

Publicado

2016-08-22

Como Citar

Souza Santos, D. A., & da Silva, J. L. (2016). RELIGIÃO EM DECLÍNIO NO BRASIL? UM BALANÇO SOCIOANTRO-POLÓGICO SOBRE A MOBILIDADE RELIGIOSA BRASILEIRA NO INÍ-CIO DO SÉCULO XXI COMO CONTRAPONTO AO PARADIGMA CLÁSSICO DA SECULARIZAÇÃO. Revista Escritas, 8(1), 5–22. https://doi.org/10.20873/vol8n1pp5-22