O PENSAMENTO AUTORITÁRIO DE OLIVEIRA VIANNA

Autores

  • Márcio Jesus Ferreira Sônego Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Alegrete - RS.

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n1pp200-210

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre o pensamento autoritário brasileiro no início do século XX, especificamente o de Oliveira Vianna. Para tal análise serão utilizadas obras do próprio Oliveira Vianna e também outros autores serão analisados, pois tais temas a serem abordados são recorrentes não só nas obras do autor, mas também de outros autores contemporâneos, que empenharam-se em realizar análises revisionistas e contestadoras sobre a produção historiográfica brasileira. Aqui nesse caso nos deteremos em leituras e discussões historiográficas sobre Oliveira Vianna, o que chama a atenção para a relevância dos temas propostos.

Biografia do Autor

Márcio Jesus Ferreira Sônego, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Alegrete - RS.

Mestre em História pela PUCRS; Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Alegrete, Coordenador de Ações Inclusivas; Presidente do NEABI – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete.

Downloads

Publicado

2016-08-22

Como Citar

Ferreira Sônego, M. J. (2016). O PENSAMENTO AUTORITÁRIO DE OLIVEIRA VIANNA. Revista Escritas, 8(1), 200–210. https://doi.org/10.20873/vol8n1pp200-210