A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS ANÚNCIOS E PROPAGANDAS DOS JORNAIS “A PALAVRA” E “FOLHA DO NORTE” (1940 – 1945)

Autores

  • Flaviana Moraes Pantoja Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp97-113

Palavras-chave:

Mulheres, Imprensa, Anúncios, Propagandas, Pará

Resumo

Este trabalho analisa alguns dos anúncios e propagandas voltados para o público feminino que circulavam em dois dos principais jornais de Belém do Pará em pleno período da Segunda Guerra Mundial: o diário A Folha do Norte e o católico A Palavra. Além disso, a partir das características distintas dos jornais escolhidos para esta pesquisa, buscamos refletir sobre as representações de práticas cotidianas das mulheres a partir de anúncios, bem como artigos e noticias em que a figura feminina é protagonista, visando pensar acerca de um perfil aproximado do ―ser mulher durante a década de 40 do século XX, publicados em dois jornais paraenses Folha do Norte e A Palavra.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

Pantoja, F. M. (2017). A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS ANÚNCIOS E PROPAGANDAS DOS JORNAIS “A PALAVRA” E “FOLHA DO NORTE” (1940 – 1945). Revista Escritas, 8(2), 97–113. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp97-113