TRÊS REPRESENTAÇÕES DO TEMPO PRESENTE PELA VIA DO CINEMA BRASILEIRO

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp296-309

Palavras-chave:

Cinema nacional, Mídia, Contemporâneo.

Resumo

Este artigo se coloca como uma reflexão sobre como o cinema nacional, enquanto mídia, pode se colocar como suporte à produção historiográfica da atualidade. O período que se coloca como análise neste texto vai de 2007 até 2015, mostrando produções cinematográficas brasileiras atuais e refletindo sobre elas. Os filmes selecionados para este artigo são: O Cheiro do Ralo (2007 ), O Palhaço (2011) e Que Horas Ela Volta? (2015). Os resultados reflexivos deste texto deixam ver que o cinema brasileiro da atualidade trabalha com as vertentes mais variadas da contemporaneidade brasileira, tentando “traduzir” (no sentido mesmo de linguagem) momentos “de escuridão” para a grande tela.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Letras (UFF) e professora dos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL), Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT) e Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (Profletras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

Rodrigues, W., & Oliveira da Silva, L. H. (2017). TRÊS REPRESENTAÇÕES DO TEMPO PRESENTE PELA VIA DO CINEMA BRASILEIRO. Revista Escritas, 8(2), 296–309. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp296-309