A CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ NA PERSPECTIVA DOS JORNAIS IMPRESSOS EM TERESINA (1983-1984)

Autores

  • Jessica Souza Souza Maciel Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp126-147

Palavras-chave:

Jornais, Censura, Diretas Já.

Resumo

A CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ NA PERSPECTIVA DOS JORNAIS IMPRESSOS EM TERESINA (1983-1984) 

RESUMO

O presente artigo propõe examinar como a imprensa teresinense através dos jornais, O Estado, O Dia e Jornal da Manhã abordaram e divulgaram a Campanha das Diretas Já em Teresina num período compreendido entre 1983 e 1984. Através desta análise, discutimos dois eixos centrais, que foram fundamentais e que nos permitiu elaborar possíveis interpretações que privilegiam tanto o campo político quanto o campo jornalístico pulsante da cidade de Teresina. Entre os dois pontos analisados, destacamos o primeiro ponto, que corresponde à forma como esses jornais divulgaram esse acontecimento, o segundo ponto, está ligado ao posicionamento que esses jornais tiveram diante da campanha das Diretas Já, sobretudo no sentido de perceber se no momento da campanha das Diretas Já esses jornais se censuraram ou autocensuraram algumas matérias referentes ao movimento daquele momento.


Biografia do Autor

Jessica Souza Souza Maciel, Universidade Federal do Piauí

Coordenação e Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

Souza Maciel, J. S. (2017). A CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ NA PERSPECTIVA DOS JORNAIS IMPRESSOS EM TERESINA (1983-1984). Revista Escritas, 8(2), 126–147. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp126-147