MULHERES OPERÁRIAS E AS REPRESENTAÇÕES DO MATERNO NAS NOTÍCIAS DOS PERIÓDICOS DA METALÚRGICA DUQUE – JOINVILLE/SC (2000-2010)

Autores

  • Eleni Lechinski

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol5n0pp%25p

Palavras-chave:

Mulheres, Mães, Operárias, Periódicos e Notícias

Resumo

Este trabalho refere-se à análise das representações sobre Mulheres-mães e operárias em uma organização industrial (Metalúrgica Duque), no município de Joinville/SC, (2000 a 2010). Procuraremos demonstrar de que maneira a construção cultural/ideológica da maternagem é estruturada como notícias/mensagens dos periódicos dessa metalúrgica. Pretende-se demonstrar o envolvimento das múltiplas facetas sociais na configuração do discurso maternalista, especialmente aqueles registrados nos periódicos a partir das narrativas e das imagens das próprias mães operárias dessa metalúrgica. Para tal, direcionamos nossa atenção às notícias do Informativo Duque da referida empresa. A investigação e a análise serão direcionadas, portanto, a essa documentação. Acredita-se que esse estudo poderá auxiliar no entendimento das relações sociais do cotidiano dessas mulheres no meio industrial, bem como, os modelos de sujeitos pensados e representados nos periódicos da Metalúrgica Duque.    

Downloads

Como Citar

Lechinski, E. (2015). MULHERES OPERÁRIAS E AS REPRESENTAÇÕES DO MATERNO NAS NOTÍCIAS DOS PERIÓDICOS DA METALÚRGICA DUQUE – JOINVILLE/SC (2000-2010). Revista Escritas, 5. https://doi.org/10.20873/vol5n0pp%p

Edição

Seção

Dossiê