O ch'ixi curricularizado se explica

Ecovivências geradoras em um encontro decolonial Amazônico

Autores

  • Elson Santos Silva Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Priscila da Silva Machado Carvalho Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0002-8608-5898
  • Luciano Santos de Faria Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0002-5701-7773
  • Francisco Eurimar Alves da Silva Universidade Federal do Acre
  • Iara da Silva Castro Almeida Universidade Federal do Acre
  • Jefter Mendes Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp103-125

Resumo

Este trabalho aplica as ecovivências geradoras, a experiência em si como ponto de partida e o próprio currículo na educação formal, considerando as reminiscências e continuidades das identidades constitutivas dos partícipes. Assumidos e redescobertos como ch’ixi e imersos numa experiência pedagógica aprendente, na Universidade Federal do Acre, o grupo registra seus consensos e descobertas para explicar categorias ligadas à colonialidade. Amparada em métodos dinâmicos de convivência criativa, tecnologias como as redes de mensagens instantâneas e a potencialidade de veicular a oralidade são ocupadas para registrar a trajetória do pensar, construir e re-existir coletivamente.

Biografia do Autor

Elson Santos Silva Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Elson_foto.png

Pai do Gael e do Augusto. Possui graduação em Estudos Sociais - Hab. específica em História (UPIS), especialista em Culturas Negras No Atlântico (UnB), História Social (UFT), Mestre em Ciências do Ambiente (UFT) e Doutor em Ciências do Ambiente (UFT). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais (Faculdade de Enfermagem/UFG), idealizador do Núcleo de Vivências Ecopedagógicas (NUVEM/MEC/UFT), integrante da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde.

https://www.instagram.com/profelson/

https://www.facebook.com/elson.santossilvacarvalho

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Santos Silva Carvalho, E., da Silva Machado Carvalho , P., Santos de Faria, L., Alves da Silva, F. E., da Silva Castro Almeida, I., & Mendes, J. (2020). O ch’ixi curricularizado se explica: Ecovivências geradoras em um encontro decolonial Amazônico. Revista Escritas, 12(1), 103–125. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp103-125

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)