ENVOLVIMENTOS EM SI E COM AS GENTES

Autores

  • Elson Santos Silva Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Ana Clara Gomes Costa Universidade Federal de Goiás
  • María Luisa Eschenhagen Universidad Pontificia Bolivariana: Medellin, CO

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp5-10

Resumo

Com a contribuição de olhares diversos, plurais e complementares, este dossiê é um convite ao se envolver com narrativas, povos, realidades, contextos e fluxos de resistências, em uma perspectiva de re-existir ao desenvolvimento. De forma a firmar processos de enfrentamento à colonialidade e ao colonial como eixo de partida das relações sociais e ambientais, aqui, buscamos alternativas ao desenvolvimento. Mais do que isso,
buscamos o des-envolvimento pelas vias do se envolver. Se em algum momento histórico anterior – antes da Pandemia – os enfrentamentos alternativos ao desenvolvimento pareciam distantes, a exposição dos interesses do Poder ratifica sua urgência, como força emergente e re-existente.

Biografia do Autor

Elson Santos Silva Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Elson2.png

Possui graduação em Estudos Sociais - Hab. específica em História, especialista em Culturas Negras No Atlântico , História Social, Mestre em Ciências do Ambiente (UFT) e Doutor em Ciências do Ambiente (UFT). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais (Faculdade de Enfermagem/UFG), idealizador do Núcleo de Vivências Ecopedagógicas (NUVEM/MEC/UFT), integrante da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde.

Ana Clara Gomes Costa, Universidade Federal de Goiás

ana_clara_gomes_-_Ana_Clara_Gomes2.jpg

Doutoranda em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

María Luisa Eschenhagen, Universidad Pontificia Bolivariana: Medellin, CO

Mar%C3%ADa-Luisa-Eschenhagen.png www.pensamientoambiental.de

María Luisa Eschenhagen atualmente trabalha na Escuela de Ciencias Sociales, Universidad Pontificia Bolivariana. Suas pesquisas e atuação tratam do pensamento ambiental e epistemologia do sul, buscando alternativas para o desenvolvimento. E também trabalhando na fundamentação teórica da educação ambiental nas universidades.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Santos Silva Carvalho, E., Gomes Costa, A. C., & Eschenhagen, M. L. (2020). ENVOLVIMENTOS EM SI E COM AS GENTES. Revista Escritas, 12(1), 5–10. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp5-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)