TEMAS SENSÍVEIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUZINDO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR NA RELAÇÃO PASSADO/PRESENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n2pp71-87

Resumo

A proposta desse artigo é articular produções teóricas do Ensino de História, entendido em uma dupla dimensão, enquanto campo de pesquisa e como espaço de produção de conhecimento. O objetivo é compreender a produção do conhecimento histórico escolar a partir de temas sensíveis, entendidos aqui enquanto temas que estão historicamente associados ao uso de violência contra grupos marginalizados, gerando um trauma que reverbera no tempo presente, em disputas por saberes e poderes. A ideia é discutir as potencialidades e as tensões do uso desses temas sensíveis no currículo de História no tempo presente, em uma perspectiva de temporalidade não linear entre passado e presente, em um fazer curricular político, produtor de identidades e dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Thays Merolla Piubel, Prefeitura Municipal de Maricá

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Mestra em Educação e Licenciada em História pela mesma universidade. Especialista em Ensino de História pelo Colégio Pedro II. Professora de História da Prefeitura Municipal de Maricá. E-mail para contato: thaysmerolla@yahoo.com.br

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Publicado

2020-10-27

Como Citar

Merolla Piubel, T. (2020). TEMAS SENSÍVEIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUZINDO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR NA RELAÇÃO PASSADO/PRESENTE. Revista Escritas, 12(2), 71–87. https://doi.org/10.20873/vol12n2pp71-87