A BÍBLIA SAGRADA NA AULA DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n2pp52-70

Resumo

O trabalho é fruto de parte de minha pesquisa de doutorado, e tem por objetivo analisar como a Bíblia, livro sagrado para os cristãos, tem aparecido nas escolas brasileiras, principalmente por parte de alunos e seus responsáveis, que incentivados por discursos de líderes religiosos,aclamam a necessidade do livro como “construtor de verdades e moralidades”, devendo ser incentivado, muita  vezes até enquanto “conhecimento escolar”. Para a compreensão desse movimento, utilizo como exemplo um caso de controvérsia, ocorrid em minha experiência etnográfica nas aulas da disciplina de História, durante a observação de campo numa escola pública da rede estadual, localizada no segundo distrito de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Alline de Assis Xavier Maia, Seeduc-RJ

Licenciatura plena em História pela Faculdade de Formação de Professores (2007). Mestre em História Social pelo PPGHS da UERJ (2010). Doutoranda pelo PPGS da UERJ. Professora de História da SEEDUC-RJ. Áreas de Interesse: Ensino de História, História da África, Antropologia e Educação, Religião e Identidade.

Alline_Maia_perfil.jpg

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Maia, A. de A. X. (2020). A BÍBLIA SAGRADA NA AULA DE HISTÓRIA. Revista Escritas, 12(2), 52–70. https://doi.org/10.20873/vol12n2pp52-70