O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n2pp125-143

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo tecer reflexões acerca do ensino de História em tempos de conservadorismo e elaborar táticas de superação desse fenômeno em sala de aula. Inicialmente, buscamos situar o leitor no que identificamos como avanço do conservadorismo no Brasil na atual conjuntura, evidenciando seus impactos negativos na educação brasileira. Em seguida, discorremos sobre o curso voltado para licenciandos que se originou da pesquisa. Analisamos principalmente as respostas dos formulários de inscrição e de avaliação do mesmo, buscando afirmar o papel do diálogo e do afeto no ensino de História, em especial a partir das elucubrações de Paulo Freire acerca da importância de uma educação dialógica e libertadora.

Biografia do Autor

Pâmella Santos dos Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente realiza estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Com estágio de Pós Doutorado pelo Programa de Pós graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro(2016). Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense(2013), mestre em História, área de concentração História Política, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008) e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2006), Possui experiência na área de História e Ensino de História, com ênfase em História do Brasil República. 

Pâmella_Passos_perfil.jpg

Luciana Guigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Licencianda em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq em projeto realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Luciana_Guigues3.jpg

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Santos dos Passos, P., & de Sá Guigues Almeida, L. (2020). O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS: ALGUNS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Escritas, 12(2), 125–143. https://doi.org/10.20873/vol12n2pp125-143