OS CONCEITOS DIVISORES DO ESPAÇO: REFLEXÕES EM TORNO DE UMA INTERAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n2pp187-211

Resumo

Este artigo busca examinar, no âmbito de interação entre a História e a Gerografia como campos de saber, os principais conceitos que se referem à divisão do espaço no seio das ciências humanas. Respectivamente, são discutidos os conceitos de região, área, zona e território, evocando-se alguns autores provenientes da Geografia que podem ser pasrticularmente úteis para os estudiosos de História. Uma exemplificação sobre o padrão de divisão do espaço diante de um problema em particular é trazido por uma análise específica da obra Geografia da Fome, de Josué de Castro.

 

 

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

José_DAssunção_Barros._Foto_03_.jpgProfessor Associado nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Professor Permanente do Curso de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Autor de 30 livros nas áreas de Teoria da História, Interdisciplinaridades e História da Arte (Artes Visuais, Cinema, Música, Literatura). Coordena o LAPETHI (Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades).

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Barros, J. D. (2020). OS CONCEITOS DIVISORES DO ESPAÇO: REFLEXÕES EM TORNO DE UMA INTERAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA. Revista Escritas, 12(2), 187–211. https://doi.org/10.20873/vol12n2pp187-211