HISTÓRIA DAS INFÂNCIAS EM SÃO LEOPOLDO/RS

Os brinquedos e a cultura lúdica do brincar em uma cidade de colonização alemã no sul do Brasil (Início Do Século XX)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os modos de ser e estar na infância na cidade de São Leopoldo, sul do Brasil, no início do século XX. A investigação analisa parte da cultura material registrada em imagens de objetos da vida infantil salvaguardados pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), localizado na mesma cidade. O referencial teórico está ancorado nos estudos sobre infâncias desenvolvido por Philippe Ariès (1981), cultura lúdica do brincar por Tizuko Kishimoto (1997) e cultura material da Escola por Augustín Benito Escolano (2000). A partir das análises das imagens dos brinquedos entendemos que a infância nesta cidade, no período destacado, era permeada por uma representação do cenário local, bem como do mundo do trabalho, característico do universo adulto.

PALAVRAS-CHAVE: Infâncias; Brinquedos; Museu; Cultura Material.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Unisinos/Doutorando

Eduardo_Hass_2.jpgDoutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na linha de pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa "Sociedade Ciência e Arte" e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição. É membro pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS - 2019). Bolsista de doutorado com Bolsa Integral CNPq.

Estela Denise Schütz Brito, Unisinos/Doutoranda
Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale doRio dos Sinos. Especialização em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Católica do Brasil - ULBRA/Canoas (2012);  Professora da rede privada de educação da cidade de São Leopoldo/RS, Colégio Sinodal desde 2011. servletrecuperafoto?tipo=1&id=K8493519E7
Christiano Roberto Lima de Aguiar, UNISINOS; UNEMASUL

Doutorando em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor do Programa PARFOR/PROFEBPAR, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2011 a 2014); Desde (2006) é professor efetivo da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

servletrecuperafoto?tipo=1&id=K4241781D7

Publicado
2020-10-27
Como Citar
Silva, E. C. H. da, Brito, E. D. S., & Aguiar, C. R. L. de. (2020). HISTÓRIA DAS INFÂNCIAS EM SÃO LEOPOLDO/RS. Escritas: Revista Do Curso De História De Araguaína, 12(2), 165-186. https://doi.org/10.20873/vol12n2pp165-186