A Narratividade da morte de Qasem Soleimani a partir do texto não verbal fotográfico na imprensa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp204-227

Resumo

Neste artigo, propomo-nos a analisar o funcionamento discursivo do texto não verbal fotográfico do acontecimento discursivo-jornalístico da morte de Qasem Soleimani, que circulou na imprensa nacional e internacional, quando da divulgação da morte de Qasem Soleimani. Trata-se de pensar, antes de tudo, na narratividade que é construída em diferentes portais de notícias sobre o acontecimento discursivo-jornalístico da morte de Soleimani. Para tanto, filiamo-nos ao campo epistemológico da Análise de Discurso francesa, preconizada por Michel Pêcheux, a partir da qual mobilizamos noções de arquivo, de memória e de mídia, como aparelho de poder, uma vez que a materialidade fotográfica que nos interessa teve circulação na imprensa. Em nossas considerações analíticas, construímos (im)possíveis sentidos a partir do texto não verbal fotográfico, considerando-o em sua eficácia simbólica, sem a sobreposição da linguagem verbal. Ademais, problematizamos o seu reducionismo e a movência de sentidos, quando ele está sob os efeitos do regime enunciativo midiático. Observamos que a mídia, como gerenciadora de arquivos, (re)produz e legitima sentidos de que os EUA são uma nação invencível. As discursividades imperialistas, capitalistas e do poderio bélico estadunidense se inscrevem na materialidade linguística da parafrasagem do texto não verbal fotográfico.  

Biografia do Autor

Felipe Carneiro, IFTO

 

 

Foto_Felipe_Carneiro1.jpg

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguaína.

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Foto_João_de_Deus1.jpg

Graduado em Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros; é mestre e doutor, pela Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Carneiro, F., & de Deus Leite, J. (2020). A Narratividade da morte de Qasem Soleimani a partir do texto não verbal fotográfico na imprensa. Revista Escritas, 12(1), 204–227. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp204-227