Padre Josimo Tavares

Um homem para as Mulheres?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp140-160

Resumo

No provocativo e envolvido texto de Gleys Ially Ramos, o epicentro é o fenômeno da mobilização de milhares de mulheres pelo Padre Josimo Tavares homem, pobre, preto e sacerdote durante a peregrinação (não sacerdotal) contra as mazelas sociais nítidas na Região amazônica do Bico do Papagaio. O sacerdote enfrentou as diversas violências típicas da (ainda) ferida aberta da questão agrária brasileira do qual foi vítima fatal em 1986. A continuidade desse movimento é analisada por perspectivas pós-estruturalistas e decoloniais, como um ensaio da interseccionalidade e da dialética.

Biografia do Autor

Gleys Ially Ramos, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tocantins, Curso de Relações Internacionais (RI-UFT). Licenciada e bacharel em Geografia pela UFT. Mestra em Desenvolvimento Regional pela UFT. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutora em Geografia (UFT). Pós-doutora em Desenvolvimento Regional (UFT). Pós-doutora em Estudos sobre Mulheres - Género, Sociedade e Cultura (CEMRI-UAb). Pós-doutora em Estudos Feministas (Antropologia Social - Universidad de Granada). Pesquisadora NURBA (Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários). Membra e pesquisadora do NEDiG (Núcleo de Estudo das Diferenças de Gênero), ambos na UFT. Professora Convidada no Instituto Universitario de Estudios de las Mujeres y del Género (universidad de Granada). Professora Convidada no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI). Coordenadora do projeto de Extensão Simpósio Feminista UFT: Mulheres na linha de frente. Coordenadora do Projeto de Extensão Construindo o Feminismo no Audiovisual Tocantinense. Membra do Corpo Editorial da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero e Revista Espaço e Tempo Midiáticos. Titular das disciplinas Geografia Política, Geografia da Amazônia, Tópicos Especiais em Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

Ially Ramos, G. (2020). Padre Josimo Tavares: Um homem para as Mulheres?. Revista Escritas, 12(1), 140–160. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp140-160