Outros olhares, outros fazeres

Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp171-185

Resumo

Com uma sensível, potente e referenciada pesquisa-intervenção realizada na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, localizada no Estado do Tocantins-Brasil, Solange Nascimento e Pedro Abib objetivam a contemplação, no currículo escolar, dos valores afro-brasileiros ali presentes. Imersa e aprendente, a autora exercita a escuta sensível das simbologias, memórias, práticas locais, com o olhar atento ao sentido de “estar com” a comunidade: uma referência para a construção de contribuições respeitosas pela ciência.

Biografia do Autor

Solange Aparecida do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

foto_livro_-_Solange_Aparecida_do_Nascimento.jpg

Solange Nascimento, nascida em 1970 é paulista de Santos, em 2008 mudou-se para Tocantins, onde vive até hoje. Professora da Universidade Federal do Tocantins, desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão junto às comunidades quilombolas e populações indígenas do Estado, atuando também como Coordenadora de ações afirmativas. Faz parte do Coletivo de Mulheres Negras do Tocantins Alagbara e é Associada à AAFA ( Associação de Filhos e Amigos da África no Tocantins)

Pedrão, Universidade Federal da Bahia

Pedro Rodolpho Jungers Abib

Nascido em Mogi das Cruzes-SP em 06/04/1962. Graduou-se em Educação Física em 1982 plea Universidade de Mogi das Cruzes. Em 1993 ingressa como professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e posteriormente em 1995 como professor concursado. Em 1997 conclui o Mestrado em Educação da UFBA e em 2004 o Doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação na UNICAMP. Em 2010 conclui o Pós Doutorado em Ciências Sociais na Universidade de Lisboa e em 2014 o Pós Doutorado em Estudos Lusófonos na Universidade Paris X Nanterre - França. Atualmente atua como docente na graduação e pósgraduação na Faculdade de Educação da UFBA, onde é também coordenador do Grupo de Pesquisa Griô: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação. É cineasta, músico/compositor e capoeirista.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

Aparecida do Nascimento, S., & Rodolpho Jungers Abib, P. (2020). Outros olhares, outros fazeres: Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação quilombola. Revista Escritas, 12(1), 171–185. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp171-185