Processos autônomos e de envolvimentos na Amazônia Brasileira

A etnogênese dos povos na Terra Indígena Maró

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp71-85

Resumo

Em “Processos autônomos e de envolvimentos na Amazônia brasileira: a etnogênese dos povos na Terra Indígena Maró”, Barbara Dias e Dernival Venâncio Ramos Júnior analisam os re-envolvimentos, o protagonismo e a dinâmica identitária dos povos das Terras Indígenas Maró, no vale do Tapajós (Pará, na Amazônia brasileira). Descortinando sua trajetória histórica, marcada pela luta na demarcação territorial e a constante ameaça de projetos de “progresso e desenvolvimento”, os autores produzem reflexões que demonstram a complexidade das reações, integrando o fazer político com a força de seus saberes e fazeres.

Biografia do Autor

Barbara do Nascimento Dias, Universidade de Brasília

essa_-_Bárbara_Dias.jpg

Formada em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), trabalhou durante dois anos com os povos indígenas no médio e baixo Tapajós. Atualmente é mestranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UNB).

Dernival Venâncio Ramos Júnior, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Historiador de formação pelas Universidade Federal de Goiás (2001 e 2004) e Universidade de Brasília (2009). Professor da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína, atuando nos cursos de História e Estudos de Cultura e Território.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

do Nascimento Dias, B., & Venâncio Ramos Júnior, D. (2020). Processos autônomos e de envolvimentos na Amazônia Brasileira: A etnogênese dos povos na Terra Indígena Maró. Revista Escritas, 12(1), 71–85. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp71-85

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)