Tema contextual como possibilidade transdisciplinar na educação intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp34-48

Resumo

O enfrentamento criativo e aprendente em ambientes de produção do conhecimento, produto das vivências do curso de graduação em Educação Intercultural Indígena, da Universidade Federal de Goiás, apresentam um fazer possível: os temas contextuais. Luciana de Oliveira Dias legitima e contextualiza o acesso, combinação, alargamento e geração de saberes interculturais, tão louvados e simultaneamente limitados pelas hegemonizações coloniais. Os temas contextuais são estratégias pedagógicas validadas para ampliação de horizontes epistêmicos por agentes sensibilizados e que partem de bases culturais diferenciadas.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás

1._-_Luciana_de_Oliveira_.JPG

Antropóloga, feminista negra e pós-doutora pela Universidade de Brasília - UnB. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela UnB e Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. É professora associada da UFG, com atuação na Educação Intercultural (Núcleo Takinahaky), no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). É também coordenadora do Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades - UFG; e, Coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Direitos Humanos - NDH-UFG.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

de Oliveira Dias, L. (2020). Tema contextual como possibilidade transdisciplinar na educação intercultural. Revista Escritas, 12(1), 34–48. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp34-48