Apresentação

Trampas do (des)envolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol11n2pp4-9

Resumo

A demonstração de que, para cada imposição vertical, emergem convivências criativas e emancipatórias garantirão, às bases que cimentam identidades, a capacidade de se reinventarem, de forma igualmente sofisticada. Convidamos a este exercício de desobediência epistêmica, apropriando-se das brechas nas validações do conhecimento ocidental para que novas narrativas, perspectivas e cosmovisões possam ser conhecidas. Para que possam, afinal, co-inspirar (MATURANA, 2002) caminhos e soluções, intentamos: a criação de uma rede de insurgência contra-hegemônica, que, por tantos embates, especializa-se em reconhecer as efemeridades das tentações, a perenidade do que continua e a estabilidade dos saberes locais atentos às suas conexões, sem grau de apropriação, mas de integração.

Pressupomos, portanto, alimentar envolvimentos em detrimento de des-envolvimentos (SILVA CARVALHO; RAMOS JÚNIOR, 2017). O objetivo é de dispor e trocar lugares de afetividades que se manifestam como fés, curiosidades e, fundamentalmente, promover a ação política que pode ensinar o envolvimento integrado, as respostas e alternativas ao Desenvolvimento.

 

 

Biografia do Autor

Elson Santos Silva, Universidade Federal de Goiás / Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Estudos Sociais - Hab. específica em História (UPIS), especialista em Culturas Negras No Atlântico (UnB), História Social (UFT), Mestre em Ciências do Ambiente (UFT) e Doutor em Ciências do Ambiente (UFT). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais (Faculdade de Enfermagem/UFG), coordenador da Econuvem (NUVEM/MEC/UFT), integrante da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Santos Silva, E., Venâncio Ramos Júnior, D., Gomes Costa, A. C., Eschenhagen, M. L., Barbosa de Lima, R., & de Fátima Machado, V. (2020). Apresentação: Trampas do (des)envolvimento. Revista Escritas, 11(2), 4–9. https://doi.org/10.20873/vol11n2pp4-9