História pública e história da música do Brasil e a criação do site A Música de: História Pública da Música do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol11n2pp141-160

Resumo

A história pública tem ganhado destaque no meio historiográfico, ao mesmo tempo em que temos visto um crescimento vertiginoso no mercado editorial, principalmente no que concerne à relação entre história e biografia. Diante disso, o artigo aqui proposto tem como objetivo discutir algumas das possíveis relações entre história oral, história pública, história do tempo presente e história da música. Para isso, são analisados alguns livros e um projeto que contempla a relação entre os estudos acadêmicos sobre a música e suas reverberações para além da universidade. Por fim, são apresentados o projeto A música de: história pública da música do Brasil, que tem como objetivo constituir uma plataforma ampla sobre o tema, e os alguns pontos da entrevista com o cantor Edy Star feita para o site A música de: história pública da música do Brasil  são analizados no artigo.

Biografia do Autor

Daniel Lopes Saraiva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)(2012), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São João del Rei, linha de pesquisa Cultura e Identidade. É doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Lopes Saraiva, D. (2020). História pública e história da música do Brasil e a criação do site A Música de: História Pública da Música do Brasil. Revista Escritas, 11(2), 141–160. https://doi.org/10.20873/vol11n2pp141-160