Filmes com temática histórica podem ser vistos como História Pública?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol11n2pp89-106

Resumo

A partir de artigos sobre o “fazer” história pública, considerando uma diferenciação entre a história pública produzida por historiadores que dominam outras linguagens e as análises de possíveis histórias públicas produzidas à revelia de historiadores, propomos situar duas possíveis aproximações com filmes históricos. Primeiro, tomando por base Robert Rosenstone, pensar o filme histórico como escrita do passado, produzida à revelia dos historiadores, mas que, no entanto, pode ser inserido em um contexto maior de abordagem da temática que propõe a partir da análise do roteiro cinematográfico e, segundo, pensar em possibilidades de parcerias entre cineastas e historiadores na atuação deste último na elaboração de argumentos e roteiros para filmes.

Biografia do Autor

Vitória Azevedo da Fonseca, UFVJM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2017), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e história, filmes históricos, cinema e adaptação cinematográfica, recepção e ensino de História.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Azevedo da Fonseca, V. (2020). Filmes com temática histórica podem ser vistos como História Pública?. Revista Escritas, 11(2), 89–106. https://doi.org/10.20873/vol11n2pp89-106