NARRATIVAS EM TORNO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROFLETRAS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES

REFLECTIONS ON THE TRAINING COURSE AND TEACHING EXPERIENCES

Autores

  • LUÍZA HELENA DE OLIVEIRA SILVA UFT - Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-5886-6809
  • ÉRICA DE CÁSSIA MAIA FERREIRA RODRIGUES Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol11n1pp148-160

Resumo

Este trabalho analisa narrativas sobre as transformações vivenciadas por docentes a partir de seu ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS, ofertado pela unidade da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Os relatos foram gerados em entrevistas realizadas em 2019 junto a três professores, que atuam na rede pública da educação básica nas cidades de tocantinenses de Palmas e Sítio Novo e Imperatriz, no Maranhão. Interessou-nos investigar o modo como refletem a respeito da prática, sobretudo a relativa ao ensino de leitura literária, para isso mobilizando categorias da semiótica discursiva e da sociossemiótica. 

Biografia do Autor

LUÍZA HELENA DE OLIVEIRA SILVA, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Professora dos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL), Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) e Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína.

ÉRICA DE CÁSSIA MAIA FERREIRA RODRIGUES, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda no Programa de Pós-gradução em Letras. Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Possui graduação em LETRAS pela Fundação Universidade do Tocantins (2004). Atualmente é Avaliadora Educacional da Rede PCR pela SASE/MEC. Integra o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins).

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

DE OLIVEIRA SILVA, L. H. ., & MAIA FERREIRA RODRIGUES, ÉRICA . D. C. (2019). NARRATIVAS EM TORNO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROFLETRAS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES: REFLECTIONS ON THE TRAINING COURSE AND TEACHING EXPERIENCES. Revista Escritas, 11(1), 148–160. https://doi.org/10.20873/vol11n1pp148-160