PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO DE TEXTOS E ESPAÇOS NA MÍDIA JORNALÍSTICA DIGITAL DE ARAGUAÍNA-TO

  • MARIANA RIBEIRO DE MATOS Universidade Federal do Tocantins
  • ANDREIA DE CARVALHO SILVA Universidade Federal do Tocantins
  • PLÁBIO MARCOS MARTINS DESIDÉRIO Universidade Federal do Tocantins - Colegiado de História e PPGCULT

Resumo

O objetivo desse artigo é problematizar um fato ocorrido na cidade Araguaína-TO e analisar pela perspectiva da semiótica discursiva as intencionalidades presentes na sua veiculação. É feita a análise dos diferentes enunciados do acontecimento veiculado em portais de notícias de Araguaína. Esses portais veiculam notícias que sugerem dúvidas quanto às suas práticas, sendo questionável a posição apresentada como imparcial. O ato de produção do enunciado revela intencionalidades, efeitos de sentido criados por meio de mecanismos linguísticos. O objeto empírico para essa análise será o material jornalístico que produziu uma notícia sobre um ato de agressão cometido por um ex-aluno ao diretor do Colégio Guilherme Dourado no ano de 2017. A semiótica contribuirá para compreender os sentidos gerados pelo enunciado jornalístico.

Biografia do Autor

MARIANA RIBEIRO DE MATOS, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Estudos de Cultura e Território na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Gestão Empresarial pela UFT. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Atualmente é servidora técnica administrativa da Fundação Universidade Federal do Tocantins.

 

ANDREIA DE CARVALHO SILVA, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Estudos de Cultura e Território, especialista em Administração Pública com Ênfase em Gestão Universitária e graduada em História, todas pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Servidora efetiva da Universidade Federal do Tocantins com o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, exercendo a função de Coordenadora de Gestão de Pessoas do Câmpus de Araguaína.

PLÁBIO MARCOS MARTINS DESIDÉRIO, Universidade Federal do Tocantins - Colegiado de História e PPGCULT

[1]Doutor em Comunicação (UNB). Professor do Colegiado de História da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína (TO). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território - PPGCULT - Universidade Federal do Tocantins -Campus de Araguaína (TO). Pesquisador na produção/recepção de narrativas audiovisuais.

Publicado
2019-10-18