APRENDER NA TV: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS DA LA CINQUIÈME E DO CANAL FUTURA (1994-2002)

Autores

  • WELLINGTON AMARANTE OLIVEIRA Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol11n1pp116-131

Resumo

Este artigo tem por objetivo central apresentar os principais programas ligados à categoria educação da La Cinquième e do Canal Futura. A La Cinquième, canal educativo francês criado em 1994 e o Canal Futura criado em 1997, tinham por objetivo colaborar com a melhoria dos índices educacionais na França e no Brasil e com esse objetivo exploraram gêneros e formatos diversos. A partir da análise de documentação impressa e audiovisual das duas emissoras, sob a perspectiva da nova história cultural, conseguimos estabelecer as linhas gerais de ação e demonstrar as distinções e semelhanças entre os modelos público e privado de televisão educativa implantados na última década do século XX.

Biografia do Autor

WELLINGTON AMARANTE OLIVEIRA, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Professor adjunto do curso de História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU). Docente do Mestrado Profissional em ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade federal do Tocantins, Araguaína. Email: wellington.amarante@ufu.br

 

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

AMARANTE OLIVEIRA, W. . (2019). APRENDER NA TV: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS DA LA CINQUIÈME E DO CANAL FUTURA (1994-2002). Revista Escritas, 11(1), 116–131. https://doi.org/10.20873/vol11n1pp116-131