HISTÓRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • VÂNIA MARIA SIQUEIRA ALVES Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol11n1pp99-115

Resumo

Na tradição federativa do Brasil, coube aos diferentes sistemas de ensino, ao longo de décadas, elaborar e implementar orientações curriculares oficiais  em suas redes de escolas. Com a intenção de orientá-los foi elaborado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho abordará o componente curricular História na BNCC para o ensino médio, buscando analisar a proposição de organização e direcionamentos deste componente curricular para constituir o conhecimento escolar que se ensinará e se aprenderá nas escolas. Para tanto, optou-se pelo uso de metodologia de análise documental e bibliográfica. Nesse nível de ensino, a implementação da BNCC faz parte das mudanças propostas pela Reforma do novo Ensino Médio. O ensino por competências se destaca no documento e na Reforma.

 

Palavras-chave: BNCC; ensino médio; ensino de História.

Biografia do Autor

VÂNIA MARIA SIQUEIRA ALVES, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-MUS (UNIRIO/MAST). Graduação em História pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (1989), mestrado em História Social pela Universidade Severino Sombra (2001) e. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.

 

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

SIQUEIRA ALVES, V. M. (2019). HISTÓRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: ALGUNS APONTAMENTOS. Revista Escritas, 11(1), 99–115. https://doi.org/10.20873/vol11n1pp99-115