OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA

Autores

  • Luiz Carlos Bento Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Carina Bonny Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol10n2pp18-34

Resumo

RESUMO: Este artigo reflete sobre os fundamentos teóricos da didática da história com base nos estudos de Jörn Rüsen e Klaus Bergmann. A teoria da história proposta em seus textos nos possibilita pensar o conhecimento histórico como fruto de uma teia de fatores que interagem subjetivamente num sujeito portador de uma consciência histórica que se forma através de processos complexos. Dessa forma, a didática da história, deve se preocupar com o lugar do saber histórico proposto pelo ensino de história na formação da consciência histórica dos indivíduos, mas chamando atenção para o fato de que as aulas de história e até mesmo a escola, representam apenas uma pequena parcela da consciência histórica do indivíduo.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Bento, L. C., & Bonny, C. (2019). OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA. Revista Escritas, 10(2), 18–34. https://doi.org/10.20873/vol10n2pp18-34