OBRIGATORIEDADE E RESISTÊNCIA: PODER PÚBLICO E VONTADE POPULAR EM COMBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA

Autores

  • Wesley Silva

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol9n1pp243-267

Resumo

Ao se passarem mais de 30 anos de institucionalização da República - apesar de se manter o discurso da educação como condição a consolidação do Brasil como nação - na década de 1920 ainda persistia a dificuldade em se fazer com que a população pobre se apropriasse da escola e da instrução. Entre outros cenários, percebe-se a instalação de um conflito social tendo, de um lado, o poder público e a escola e, de outro, as famílias e as crianças dessas camadas populares. O desafio persistente é fazer com que suas crianças frequentassem a escola construída pelo Estado, no afã de solucionar o problema do analfabetismo, da pobreza, da criminalidade etc. Todavia a população tenderá a resistir à ingerência do Estado nas famílias, bem como resistir a ideia da escolarização compulsória. O objetivo desse trabalho é analisar aspectos desse conflito a partir da realidade verificada no Estado de Minas Gerais, com atenção especial dada à Capital, Belo Horizonte, no contexto em questão.

Biografia do Autor

Wesley Silva

Wesley Silva é Graduado em Pedagogia (1997) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE-UFMG (2001). É Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2007). Cursou Estágio de Doutoramento (Doutorado Sanduiche) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-Portugal (2005). É professor da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Leciona as disciplinas Política Educacional Brasileira e Fundamentos da Educação nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL-UNIFAL-MG. Leciona também disciplinas nos cursos de licenciatura e Pós-Graduação oferecidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, do qual é membro. Atua em pesquisas sobre a História Social e educação, História da criança e da infância, sendo membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação- GEPHE/UFMG; e Nucleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em História da Educação- NIEPHE/USP. Encontra-se no momento prestando Cooperação Técnica no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del Rei-MG para desenvolvimento do Projeto de Pesquisa intitulado "Um estudo sobre a distribuição geográfica urbana das Repúblicas estudantis na cidade de São João del Rei: condição socioeconômica, moradia e qualidade de vida de estudantes em correlação com a configuração e desenvolvimento urbano no município de São João Del Rei ? MG".

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Silva, W. (2017). OBRIGATORIEDADE E RESISTÊNCIA: PODER PÚBLICO E VONTADE POPULAR EM COMBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA. Revista Escritas, 9(1), 243–267. https://doi.org/10.20873/vol9n1pp243-267