O CAMPO POLÍTICO, O CAMPO DA MÍDIA E A ARENA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PRÁXIS EMPRESARIAL NO JORNAL DE SANTA CATARINA (1971-1979)

  • Ricardo Duwe

Resumo

Por meio da operacionalização do conceito de campo do sociólogo Pierre Bourdieu, este trabalho busca realizar um estudo a respeito das relações entre campo político, campo mídia e práxis empresarial ao promover uma análise das distintas formas com que uma fração da elite empresarial e política da região do Vale do Itajaí em Santa Catarina serviu-se do impresso Jornal de Santa Catarina enquanto um instrumento de intervenção na disputas políticas locais durante a ditadura militar. 

Publicado
2017-01-13
Como Citar
DUWE, Ricardo. O CAMPO POLÍTICO, O CAMPO DA MÍDIA E A ARENA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PRÁXIS EMPRESARIAL NO JORNAL DE SANTA CATARINA (1971-1979). Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 76-96, jan. 2017. ISSN 2238-7188. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2603>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Palavras-chave

Ditadura Militar; ARENA; Relações políticas; Mídia Impressa; Jornal de Santa Catarina.