TRANSMITINDO ÓDIO: O PAPEL DO HATE ROCK E DA INTERNET NA DIFUSÃO DE IDEIAS NEOFASCISTAS NO TEMPO PRESENTE

  • Pedro Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este artigo analisa os usos de diferentes meios de comunicação por movimentos neofascistas a fim de transformá-los em terrenos de idealização política, difusão ideológica e campo de disputas pelo poder. O Hate Rock, gênero musical próprio dos neofascismos, e a Internet tem sido dois dos principais meios para a organização e propaganda de seus comportamentos políticos. Ambos possuem uma relação de complementaridade, nos fornecendo evidências das transformações históricas que ideias do passado sofreram para servirem ao presente. Essa adaptação desenvolveu novas formas de transmitir ideias neofascistas, sendo elas pertinentes ao vasto campo de estudo da História do Tempo Presente. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo-UEM). Colaborador do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET-UFS). Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Orientador: Prof. Dr. Sidnei J. Munhoz (PPH-UEM).
Publicado
2017-01-13
Como Citar
CARVALHO OLIVEIRA, Pedro. TRANSMITINDO ÓDIO: O PAPEL DO HATE ROCK E DA INTERNET NA DIFUSÃO DE IDEIAS NEOFASCISTAS NO TEMPO PRESENTE. Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 47-59, jan. 2017. ISSN 2238-7188. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2592>. Acesso em: 14 dez. 2017.

Palavras-chave

Neofascismos; Hate Rock; Internet; História do Tempo Presente.