SONHOS, TIJOLOS E A DITADURA: a política de moradia popular durante os Governos Militares (Piauí, década de 1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp279-295

Palavras-chave:

Política habitacional, BNH, Governos Militares, Piauí.

Resumo

No Piauí, em meados da mesma década de 1970, passou-se a receber diversos projetos de moradia popular, financiados pelo Banco Nacional de Habitação – BNH. Desta forma, o presente trabalho discute as políticas de habitação popular promovidas pelos governos militares no Piauí, em um recorte definido como sendo o estudo de projetos habitacionais populares construídos durante a década de 1970 na cidade de Teresina, onde se procurou valorizar o estudo das memórias de seus primeiros moradores, por meio do uso da metodologia da História Oral. Pôde-se ainda observa que, após as inaugurações, os conjuntos eram entregues aos seus moradores em meio às mais precárias condições de saneamento e serviços públicos, o que resultou na resistência da população em ocupar as novas moradias e abriram caminho para novos capítulos de resistência e luta.

Biografia do Autor

Marcelo de Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí

Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Estadual do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Univeridade Federal do Piauí.

Doutor em História do Norte e Nordeste do Brasil (UFPE), com Pós-doutorado em História do Brasil (UFPI). Mestre em Educação (UFPI), Especialista em História Sociocultural (UFPI) e História Política (UESPI). Graduação em História (UESPI) e Direito (UESPI).

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

de Sousa Neto, M. (2017). SONHOS, TIJOLOS E A DITADURA: a política de moradia popular durante os Governos Militares (Piauí, década de 1970). Revista Escritas, 8(2), 279–295. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp279-295

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)