O ACERVO DIGITALIZADO DA REVISTA DO RÁDIO NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL: REFLEXÕES E USOS DA HISTÓRIA DIGITAL NO TEMPO PRESENTE

  • Carlos Gregório dos Santos Gianelli UDESC

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre as possibilidades que o acesso a acervos digitais pode trazer para a pesquisa histórica. O exemplo escolhido para ancorar essas reflexões é o acervo digitalizado da Revista do Rádio pertencente a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Para alcançar o objetivo proposto é feita uma breve reflexão a respeito da relação entre historiadores e documentos, a utilização de periódicos, em especial as revistas, para o desenvolvimento de pesquisas históricas e o levantamento de questões sobre História Digital e seu uso nos estudos de Tempo Presente.
Publicado
2017-01-13
Como Citar
GIANELLI, Carlos Gregório dos Santos. O ACERVO DIGITALIZADO DA REVISTA DO RÁDIO NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL: REFLEXÕES E USOS DA HISTÓRIA DIGITAL NO TEMPO PRESENTE. Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 8-27, jan. 2017. ISSN 2238-7188. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2452>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Palavras-chave

História do Tempo Presente; História Digital; Revista do Rádio.