A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS ANÚNCIOS E PROPAGANDAS DOS JORNAIS “A PALAVRA” E “FOLHA DO NORTE” (1940 – 1945)

  • Flaviana Moraes Pantoja Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho analisa alguns dos anúncios e propagandas voltados para o público feminino que circulavam em dois dos principais jornais de Belém do Pará em pleno período da Segunda Guerra Mundial: o diário A Folha do Norte e o católico A Palavra. Além disso, a partir das características distintas dos jornais escolhidos para esta pesquisa, buscamos refletir sobre as representações de práticas cotidianas das mulheres a partir de anúncios, bem como artigos e noticias em que a figura feminina é protagonista, visando pensar acerca de um perfil aproximado do ―ser mulher durante a década de 40 do século XX, publicados em dois jornais paraenses Folha do Norte e A Palavra.

Publicado
2017-01-13
Como Citar
PANTOJA, Flaviana Moraes. A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS ANÚNCIOS E PROPAGANDAS DOS JORNAIS “A PALAVRA” E “FOLHA DO NORTE” (1940 – 1945). Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 97-113, jan. 2017. ISSN 2238-7188. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2447>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Palavras-chave

Mulheres; Imprensa; Anúncios; Propagandas; Pará