DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.

  • ALEXANDRE RIBEIRO RIBEIRO NETO UERJ/FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Resumo

Nosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professor Adjunto da UERJ/FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Departamento de Formação de Professores
Publicado
2017-01-13
Como Citar
RIBEIRO NETO, ALEXANDRE RIBEIRO. DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.. Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 330-350, jan. 2017. ISSN 2238-7188. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2389>. Acesso em: 18 out. 2017.

Palavras-chave

História; História da Educação; Metodologia da Pesquisa.