O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)

Palavras-chave: Impresso pedagógico, história da educação, história da cultura escrita, Revista Nacional.

Resumo

O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades.    
Como Citar
O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923). (1). Escritas: Revista Do Curso De História De Araguaína, 7(1), 65-85. https://doi.org/10.20873/vol7n1pp65-85