O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923)

Autores

  • Cláudio Amaral Overné Faculdade União Araruama de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol7n1pp65-85

Palavras-chave:

Impresso pedagógico, história da educação, história da cultura escrita, Revista Nacional.

Resumo

O objetivo central desse artigo é analisar o impresso pedagógico, com atenção especial destinada à Revista Nacional que tinha à frente Lourenço Filho, intelectual e educador preocupado em extenuar o analfabetismo, apoiar a formação de professores e a promoção do avanço civilizatório, além de alimentar o sentimento pátrio no contexto brasileiro. A Revista Nacional foi um impresso publicado pela Weizsflog e Irmãos, a Editora Companhia Melhoramentos, entre os anos de 1921 a 1923, construiu um discurso que teve como objetivo legitimar o projeto de nação rumo ao progresso. Na perspectiva da História da Educação e dos pressupostos da história da cultura escolar escrita a ideia é proporcionar a exposição da materialidade desse periódico de forma a entender seu arranjo e especificidades.    

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Como Citar

Overné, C. A. (2015). O USO DO PERIÓDICO COMO IMPRESSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DA REVISTA NACIONAL (1921-1923). Revista Escritas, 7(1), 65–85. https://doi.org/10.20873/vol7n1pp65-85