IMAGENS DE MULHERES INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol15n01pp187-209

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as imagens das mulheres indígenas presentes na Coleção didática de História “Geração Alpha” do 7º ano do Ensino Fundamental (2020-22). Partindo da perspectiva da Decolonialidade foi mobilizado os conceitos de “colonialidade do gênero” e de “colonialidade do poder/ser/saber” a fim de analisar duas imagens para entender os discursos, as representações, as simbologias e significados presentes no processo de (in)visibilidade dos povos indígenas, e em específico, das mulheres indígenas, nos textos visuais. As análises foram realizadas a partir da metodologia de autores da Semiótica, levantando pontos em relação à figuratividade e quadrado semiótico. Como resultado, identificamos, a partir da análise realizada, que mesmo numa coleção atual, ainda se faz presente uma invalidação da existência das mulheres indígenas, comprometendo o protagonismo desses povos no ensino de História.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Caixeta, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

 Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em História pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PROFHISTORIA/UFNT). Tem experiência nas áreas de História e Ensino de História, realizando pesquisas sobre história das mulheres,  visualidades, imagens nos livros didáticos. E-mail: caixeta@uft.edu.br

Daniel Leda de Arruda, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestrando em Ensino de História pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PROFHISTORIA/UFNT). Graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins. Professor das redes municipal e estadual de Formosa da Serra Negra – MA. Tem experiência na área de Ensino de História e Visualidades.  E-mail: danielledadearruda@gmail.com 

 

 

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Lúcia Caixeta, V., & Leda de Arruda, D. (2023). IMAGENS DE MULHERES INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL. Revista Escritas, 15(01), 187–209. https://doi.org/10.20873/vol15n01pp187-209