O DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS E O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp128-148

Resumo

O objeto do estudo que subsidia esse texto é o Documento Curricular do Tocantins do ensino fundamental, elaborado a partir da Lei 2.977/2015 e das diretrizes da BNCC. O propósito foi entender, a partir do Componente Curricular História, a inserção do tema Trabalho Escravo Contemporâneo em quase todas as séries do Ensino Fundamental. A análise documental e a realização de entrevistas com docentes, enquanto método, revelaram a influência de orientações do Ministério Público e do convênio com a Ong Repórter Brasil e considerável alienação de docentes e técnicos da SEDUC sobre o tema.

Biografia do Autor

Moisés Pereira Silva, UFNT

Professor adjunto do Colegiado de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em História Social (PUC-SP) e mestre em história (UFG); especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (FINOM) e especialização em Diversidade, Cidadania e Direitos (UFG). Graduado em História (UEG) e Pedagogia (UEG). Participa dos grupos de pesquisa: CAPITALISMO E HISTÓRIA - Instituições, Cultura e Classes Sociais - UFG ; Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC) - UFRJ e CLIO & MNEMÓSINE - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA - IFMA.

Jôyara Maria Silva de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Araguaína

Professora da Rede Pública Municipal do Município de Araguaína. Mestra em Dinâmicas territoriais e sociedade na Amazônia pela linha de pesquisa Produção Discursiva e Dinâmicas Sócio territoriais na Amazônia- PDTSA (UNIFESSPA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atua nos temas: Educação musical, com ênfase em currículo e musicalização infantil; Educação Popular e formação de professores. Participa do Grupo de Estudos em Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (GEDPPD/ CNPq/ UNIFESSPA).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Silva, M. P., & Silva de Oliveira, J. M. (2022). O DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS E O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO. Revista Escritas, 14(02), 128–148. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp128-148