COROAÇÃO DE REIS E RAINHAS EM TERREIROS DO MARANHÃO: PROBLEMATIZANDO PERSPECTIVAS INTERPRETATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp112-127

Resumo

RESUMO

O presente artigo apresenta cerimônias de coroação de reis e rainhas em contextos religiosos afro-brasileiros, refletindo sobre as interpretações que relacionam esse fenômeno à apropriação de rituais políticos de origem europeia. Reflete sobre os limites dessa perspectiva interpretativa, que tem como consequência a subvalorização de referenciais históricos e simbólicos africanos, convidando a uma mirada afro-centrada, que leve em conta a história política e os valores civilizatórios da região centro-africana, de onde provém a maioria dos africanos escravizados que aportaram no Brasil.

 

Biografia do Autor

Raimundo Inácio Souza Araújo, UFMA

Doutor em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UFPE, possui graduação em História (2003) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSoc). Atualmente é professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA). Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, História do Maranhão e Religiosidades. É membro dos grupos de pesquisa Religião e Cultura Popular (GP MINA), História, Religião e Cultura Material (REHCULT), e Interpretação do Tempo (Itemnpo).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Souza Araújo, R. I. (2022). COROAÇÃO DE REIS E RAINHAS EM TERREIROS DO MARANHÃO: PROBLEMATIZANDO PERSPECTIVAS INTERPRETATIVAS. Revista Escritas, 14(02), 112–127. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp112-127