MÃE NILZA E WALDEMAR LIBRINA: VIDAS ENCARNADAS EM UMA SÓ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp51-67

Resumo

O presente artigo narra a trajetória da Mãe de Santo, Nilza de Odé, do Terreiro Ilê Axé de Oxóssi e Oxum e sua convivência com seu encantado Waldemar Librina. Procura investigar como se dá essa agência do encantado, quais relações estabelecem ao longo da vida e qual lugar esse “ente” passa a ocupar na casa, na família, na vida entendida como “vida concreta”. Em uma relação contínua, os dois se afetam mutuamente. Vão construindo e modulando essa relação ao longo do tempo. Um não vive sem o outro enquanto durar a relação. Assim, sendo afetada e afetando, Mãe Nilza foi se construindo/reconstruindo ao longo da vida. Do nascimento à vida adulta foi acompanhada por encantados e sua vida seguirá passando os ensinamentos construídos edificando assim, as bases de sustentação do Terreiro e do seu povo de santo.

Biografia do Autor

Ilka Cristina Diniz Pereira , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Atualmente é professora Adjunta III do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, relações étnico-raciais, interdisciplinaridade, identidade, encantaria maranhense, memória, saberes tradicionais, politica educacional. Participa do Grupo de pesquisa GIRA(Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Diniz Pereira , I. C. (2022). MÃE NILZA E WALDEMAR LIBRINA: VIDAS ENCARNADAS EM UMA SÓ. Revista Escritas, 14(02), 51–67. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp51-67