“O SONHO É O LUGAR DO FUTURO”: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A “CIÊNCIA PANKARARU” A PARTIR DAS MULHERES REZADEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp08-27

Resumo

As lógicas espaciais e corporais que informam a cosmovisão indígena são forças contra- hegemônicas que resistem face ao “feitiço do capitalismo” (STENGERS, 2005). Nesse aspecto, como outros modos de existir, habitar e cuidar podem nos ensinar sobre práticas subversivas frente ao nosso modelo ocidental predatório e civilizatório? Caminhando com as rezadeiras Pankararu que habitam a cidade de São Paulo, pretendo demonstrar como as ontologias em disputa são negociadas em suas relações com humanos (indígenas e não indígenas) e outros que humanos (encantados). Assim, aspectos da “ciência pankararu”, como “dom”, “chamadas”, “corpo aberto” e “corpo fechado”, são importantes porque nos informam sobre a organização da vida social do grupo.

Biografia do Autor

Arianne Rayis Lovo, Unicamp

 Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutoranda em Antropologia Social pela  (Unicamp) com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2017 e 2020. Atualmente, é professora temporária de Pós-Graduação da Faculdade SESI-SP de Educação, na linha de formação de professores da rede pública de ensino. Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/2012). Atua como pesquisadora vinculada ao Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI), no IFCH/Unicamp, e editora no periódico Maloca - Revista de Estudos Indígenas. É colaboradora e pesquisadora do projeto de extensão "Os Pankararu na metrópole: Antropologia e Saúde", que envolve universitários indígenas, membros do Programa Família de Saúde Indígena (PFSI) da Unidade Básica de Saúde-Real Parque (SP) e pesquisadores/as externos. Sua pesquisa de doutorado investiga os deslocamentos do povo Pankararu entre a Terra Indígena, em Pernambuco, e a cidade de São Paulo, privilegiando os "caminhos das rezas" das especialistas rituais em contexto urbano. Seus temas de pesquisa são: memória, corporalidade, cosmopolítica, mobilidade, gênero, ciência e xamanismo.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Rayis Lovo, A. (2022). “O SONHO É O LUGAR DO FUTURO”: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A “CIÊNCIA PANKARARU” A PARTIR DAS MULHERES REZADEIRAS. Revista Escritas, 14(02), 08–27. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp08-27