MÃE ANA: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DOS ENCANTADOS [SALGADO PARAENSE]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp28-50

Resumo

O artigo apresenta a trajetória e a cosmovisão de Mãe Ana, rezadeira centenária iniciada junto aos príncipes e princesas encantados do “fundo oceânico”, moradora da Vila de Japerica, região do Salgado paraense. Por meio de pesquisa de campo antropológica pretende-se analisar como a narradora elabora o que denomina de “ciência dos encantados” a partir das noções de “máquina de rezar”, “pé de mandioca” e “contas”, estes últimos termos utilizados pela rezadeira para explicitar a dinâmica dos corpos no mundo, as noções de saúde e doença e a capacidade transformacional dos encantados.

Biografia do Autor

Jeronimo da Silva e Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Antropologia (PPGA/UFPA, 2014), Pós-doutorado (2016-2018) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Está em atividades de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS), Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica da Amazônia (PROCAD-AM). Atua nos temas: Encantaria Amazônica (Rezadeiras, Parteiras, Pajés, Mães e Pais de Santo, Exorcistas), Narrativas Orais, Cristianismos, Cosmologias Africanas e Indígenas - Afroindígenas. Dedica-se nos últimos tempos também ao estudo de Memórias no âmbito da Educação do Campo, Campesinato e Movimentos Sociais na Amazônia Oriental. Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Lotado no Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO). Na condição de Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/UNIFESSPA) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UNIFESSPA) tem discutido Interdisciplinaridade, Epistemologia, Antropologia Filosófica e Interculturalidade. Exerce liderança compartilhada no Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA) e é líder do Grupo de Pesquisa LEBARA - Conversações Epistemológicas.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

da Silva e Silva, J. (2022). MÃE ANA: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DOS ENCANTADOS [SALGADO PARAENSE]. Revista Escritas, 14(02), 28–50. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp28-50

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)