NASCE UMA TRADIÇÃO DE BOI DE ENCANTARIA: LOURENÇO LÉGUA E O BOI DAS TRÊS ESTRELAS (MARITUBA -PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp68-90

Resumo

O trabalho se constitui em uma descrição sobre a festividade do Caboclo Lourenço Légua e o Boi das Três Estrelas na Casa de Mina Jêje Nagô Ogum Toy Lissa e Oya, em Marituba, região metropolitana de Belém, Pará. Discutindo as tradições dos “bois de encantaria” ou “boi de encantados” no Pará e no Maranhão, considerando o surgimento e a continuidade da festividade do Boi das Três Estrelas. O qual reivindica a tradição maranhense do Tambor de Mina Jêje-Nagô, fundada pelo sacerdote Jorge Itacy, mais conhecido como Jorge Babalaô, que realizava a festividade de bumba-meu-boi para o seu encantado Légua Boji Buá.

Biografia do Autor

Diogo Jorge de Melo, UFPA

Doutor em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Meste em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Museologia pela UNIRIO e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) atuando no curso de Museologia da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte. Atua como pesquisas sobre História da Ciência´, Memória Social, Museologia e Mitopoéticas Afroamazônicas. Coordena o Projeto de Extensão do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas (UFPA) e o Grupo de Pesquisa do CNPq Museologia, Memória e Mitopoéticas Amazônicas.

 

Marcos Henrique de Oliveira Zanotti Rosi, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Licenciado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pelas Faculdades Integradas Ipiranga e Secretário do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas e Coordenador do Coletivo Museu Surrupira.

Gisele Nascimento Barroso, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela UFPA, professora da Rede Estadual de Ensino do Pará e Vice-Coordenadora do Museu Virtual Sururpira de Encantarias Amazônicas. 

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Jorge de Melo, D., de Oliveira Zanotti Rosi, M. H., & Nascimento Barroso, G. (2022). NASCE UMA TRADIÇÃO DE BOI DE ENCANTARIA: LOURENÇO LÉGUA E O BOI DAS TRÊS ESTRELAS (MARITUBA -PA). Revista Escritas, 14(02), 68–90. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp68-90