DESESTRUTURAÇÃO DE ECONOMIAS HETEROGÊNEAS

ensaio de uma análise para a região do Cerrado Piauiense

Resumo

O recente processo de ocupação e de uso das terras do cerrado piauiense experimentou transformações que culminaram na apropriação privada de terras, para atender a um padrão de reprodução do capital, negando a heterogeneidade socioeconômica dos nativos da região. Diante do exposto, o principal intuito deste ensaio é, a partir diálogo com a discussão teórica dos comuns, desenvolvida em Dardot e Laval (2017) com a heterogeneidade econômica de Thompson (1998) e Polanyi (2000; 2012), construir elementos de análise que concorram para uma melhor apreensão do impacto da desestruturação econômica em curso na região deste estudo. Como resultado, se evidencia uma metamorfose na ocupação e uso dos solos, a desestruturação da heterogeneidade produtiva, a transição do trabalhador camponês para o assalariado rural, assim como a homogeneização da base monetária local.

Biografia do Autor

Francisco Eduardo de Oliveira Cunha, Universidade Federal do Piauí

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Ciências Econômicas. Graduado em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC).
E-mail: eduoliveira@ufpi.edu.br 

Foto_Francisco_Eduardo1.jpg

Luiz Gonzaga Feijão da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotado no curso de Ciências Econômicas.. Graduado em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). E-mail: luiz.silva@ufopa.edu.br.

Foto-Feijão.jpg

Publicado
2022-03-02
Como Citar
Cunha, F. E. de O., & Silva, L. G. F. da. (2022). DESESTRUTURAÇÃO DE ECONOMIAS HETEROGÊNEAS . Revista Escritas, 13(02), 69-93. https://doi.org/10.20873/vol13n02pp69-93