DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA

potencialidades pedagógicas dos infográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol13n02pp156-176

Resumo

Neste artigo, apresentamos alguns elementos que ressaltam as potencialidades pedagógicas dos infográficos no ensino de Didática, na licenciatura em História, a fim de evidenciar como esses recursos podem contribuir para o ensino dos conteúdos da disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre ensino de História, Didática, infográficos e o conceito de “práxis”. A investigação possibilitou explorar o software Piktochart para a produção de infográficos de conteúdos da Didática.  Os resultados nos forneceram indicativos de que o uso dos infográficos, na elaboração de materiais didáticos, pode oferecer aos estudantes e seus professores alternativas de produção e de aperfeiçoamento da sistematização de informações.  Portanto, a partir da integração de recursos tecnológicos, aliados a uma pedagogia inovadora, baseada na práxis, é possível contribuir com processos educativos mais significativos, ampliando seu sentido e significado para estudantes e docentes.

Biografia do Autor

Vanderlene das Neves Dutra, Universidade Federal do Tocantins

Licencida em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista PIBIC/UFT 2020-2021. E-mail: vanderlene.dutra@gmail.com

Foto-Vanderlene.jpg

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pedagoga. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/UniversidadeFederaldoNortedoTocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (UFT/UFNT). E-mail: rosaria@uft.edu.br

Foto-Rosaria.jpg

Olivia Macedo Miranda Cormineiro de Medeiros Medeiros , Universidade Federal do Tocantins

Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins, atuando no Colegiado de História e no Programa de Pós-graduação em Cultura e Território - PPGCULT (UFNT-Araguaína). Editora da Revista Escritas, periódico do Curso de História da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Tem experiência na área de História e Interdisciplinar com ênfase em linguagens, literatura, territórios, memória, modos de viver, relações e práticas de trabalho. E-mail:  oliviacormineiro@uft.edu.br

Foto-Olivia.jpg

Luciano Galdino da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências com área de Concentração em História Econômica pela Universidade de São Paulo- USP. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins- UFT. Desde 2005. Lecionando as Disciplinas de Estágio Supervisionado. Exercendo atualmente o cargo coordenador do Curso de História. E-mail: lucianogaldino@uft.edu.br 

Foto-Luciano-Galdino.jpg

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

Dutra, V. das N., Nakashima, R. H. R., Medeiros , O. M. M. C. de M. ., & Silva, L. G. da . (2022). DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: potencialidades pedagógicas dos infográficos. Revista Escritas, 13(02), 156–176. https://doi.org/10.20873/vol13n02pp156-176