PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA NA VISÃO DE PROFESSORES: NARRATIVA COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO E POSSIBILIDADES DE HUMANISMO NO HORIZONTE DA FORMAÇÃO

Autores

  • Thiago Augusto Divardim de Oliveira
  • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%25p

Palavras-chave:

Narrativa – consciência histórica – aprendizagem histórica – formação histórica – humanismo

Resumo

O texto apresenta parte dos resultados da pesquisa "A relação ensino e aprendizagem como práxis: a educação histórica e a formação de professores". Compreende a parte principal da investigação de mestrado que envolveu sete dos quarenta professores de História da rede municipal de Araucária - PR. O objetivo foi identificar como os professores entendem e detectam a aprendizagem histórica. Para atingir os objetivos propostos, considerando a natureza qualitativa da pesquisa, pautou-se na entrevista semiestruturadas e na análise de conteúdo referenciada em Franco (2003). Os resultados das entrevistas foram analisados levando em consideração o trabalho intelectual dos professores no sentido da práxis (KOSIK, 1976), a teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001) e o referencial da educação histórica (SCHMIDT, 2009, 2010, 2011). As respostas dos professores apontaram perspectivas de uma formação histórica em que os horizontes de expectativa vislumbram formas de transformação social, cada um ao seu modo, pautadas no que foi categorizado como humanismo. A categorização dos elementos presentes nas entrevistas também apresenta possibilidades da cognição histórica situada, pois as respostas dos professores colocaram a narrativa de acordo com o seu lugar na teoria da História, como a expressão do pensamento histórico.     

Downloads

Como Citar

Oliveira, T. A. D. de, & Schmidt, M. A. M. dos S. (2015). PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA NA VISÃO DE PROFESSORES: NARRATIVA COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO E POSSIBILIDADES DE HUMANISMO NO HORIZONTE DA FORMAÇÃO. Revista Escritas, 4(1). https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%p