OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; PRADO, Maria Lígia Coelho; JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco; (orgs.). A história na política, a política na história. São Paulo: Alameda, 2006.

Autores

  • Gabriel Terra Pareira

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol1n0pp%25p

Resumo

A renovação dos estudos sobre política em História, ou simplesmente da História Política, tem sido gradativamente traduzida em artigos e obras inovadoras, iluminados a partir de conceitos, métodos e abordagens diferenciados em relação à História factual e elitista criticada pelo Annales no início do século XX. Por meio de novas pesquisas, a "nova" historiografia política vem mostrando ao historiador o quão vasto e interdisciplinar é seu métier, integrando o tempo - com diferentes ritmos - e fontes das mais diversas origens à cultura, à economia e às sociedades. A coletânea de artigos1 reunida pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo e organizada por três importantes historiadoras é claramente uma manifestação desse quadro de ampliação dos estudos de história política, contendo quatorze artigos em cerca de 290 páginas. O conjunto propõe-se "interrogar os sentidos assumidos pela política na investigação histórica e na historiografia atual" (OLIVEIRA; PRADO; JANOTTI, p.10), dividindo a obra em seis partes, analisadas a seguir.

Downloads

Como Citar

Pareira, G. T. (2015). OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; PRADO, Maria Lígia Coelho; JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco; (orgs.). A história na política, a política na história. São Paulo: Alameda, 2006. Revista Escritas, 1. https://doi.org/10.20873/vol1n0pp%p