A SOCIOLOGIA HISTÓRICA FIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS E O OBJETO CIENTÍFICO

TENSÕES E APROXIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol13n01pp264-280

Resumo

Sociologia e História travam, desde o surgimento da primeira na segunda metade do século XIX, um vigoroso embate. As aproximações e mesmo os distanciamentos em muito têm contribuído com as Ciências Sociais e Humanas. Norbert Elias, ao lidar com a tensão teórica entre indivíduo e sociedade construiu uma teoria de sociedade distinta das até então existentes. Ao propor o que neste texto é chamado de Sociologia Histórica Figuracional, ele não apenas ressaltou as divergências entre História e Sociologia, como também ofereceu importantes contribuições para a realização de estudos que se valham do fecundo arcabouço teórico/metodológico oriundo de ambas. O que pretendo neste texto é apresentar e discutir alguns aspectos relevantes do pensamento eliasiano que contribuem para a construção do objeto científico na perspectiva da Sociologia Histórica.

Biografia do Autor

Paulo Robério Ferreira Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros - MG. Bolsista CAPES. Professor da Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Educação de Minas Gerais.E-mail: terradecontato@gmail.com. 

Foto_Paulo_Robério.jpg

 

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

Ferreira Silva, P. R. (2021). A SOCIOLOGIA HISTÓRICA FIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS E O OBJETO CIENTÍFICO: TENSÕES E APROXIMAÇÕES. Revista Escritas, 13(01), 264–280. https://doi.org/10.20873/vol13n01pp264-280